Artigos

Geração “Bolo de Caneca”

Temos visto uma nova geração surgindo, geração que quando nasceu e já haviam celulares, internet, wi-fi zone, PS3, XBox e etc. Com pais tão preocupados em dar o que nunca tiveram e esquecendo de dar o que tiveram, e que de alguma forma procuram suprir a própria ausência e participação afetiva e efetiva na vida dos filhos. Pais que a qualquer reclamação ou exigência dos filhos, abrem mão de tudo, para dar o que eles pedem, em detrimento da situação momentânea que o restante da família vive.
Uma geração que não tem paciência para esperar, para aprender uma escala de valores éticos, para construírem uma carreira profissional. Querem tudo na mesma velocidade em que fazem seus downloads, em que mandam um SMSs ou que esperam o seu bolo de caneca ficar pronto. Porque os chamo de "Geração Bolo de Caneca"? Por que, este não carece de uma receita sofisticada, não precisa sovar a massa, nem espera-la crescer, nem aguardar todo aquele tempo de assar no forno tradicional, nem ao menos tem a "mágia" do cheiro delicioso que aos poucos começa a encher toda a casa e cria uma atmosfera de expectativa ao redor do fogão. O Bolo de Caneca, basta misturar rapidamente o pó que vem em sua embalagem, e colocar no forno microondas por 3 minutos e pronto. Não teve esforço nenhum, e o prazer é imediato.
Essa nova geração pretende ter cargos de chefia, o mais rápido possível, e começar a carreira ganhando bem. Não que eu mesmo não tenha desejado as mesmas coisas, mas minha geração teve que esperar mais e construir mais. E a geração antes da minha, pior ainda. E de repente todos se encontram no mesmo ambiente de trabalho. Cada um com suas perspectivas, sonhos e frustrações. É quase impossível imaginar um ambiente de trabalho equilibrado com tamanha disparidade de perfis. Mas de alguma maneira todos estão ali, esperando serem contemplados pelo gerente, supervisor, diretor ou proprietário, e como se acontece uma troca mágica de olhares e sintonia de alma, e tudo mudasse instantaneamente para o que almejamos lá no subconsciente.
Meu filho me disse esses dias: "- Pai, eu queria ter vivido na época de Jesus, e então conhece-lo." Sim, para ele seria uma barbada, visto que temos conhecido alguns artistas e celebridades do mundo evangélico ou não. Mas eu lhe respondi com duas afirmações. Primeiro: "- Nos tempos de Jesus, não havia tanta facilidade assim filho, não tinha carro, não tinha celular, internet nem vídeo games." Ele arregalou os olhos, e como sem entender como o mundo viveu sem essas coisas, disse: "Bah, então deveria ser bem chato, pai...". Depois eu disse: "- Em segundo lugar, antes Jesus podia estar em apenas um só lugar, pois era humano, como eu e você, mas hoje, Ele está em todos os lugares, inclusive aqui agora enquanto falamos Dele, pois agora Ele é Espírito, e prometeu que estaria conosco sempre." Ele então sorriu e falou:"-Então acho que nasci no tempo certo!"
Conflitos de gerações sempre existiram, uma concentração de forças, para provar qual das gerações gera mais influência, é mais competente, e merece estar no comando. É possível ter, e se é possível, como manter um ambiente saudável, com tantas diferenças? Tudo depende de como você tem se chegado a Deus. Teste a si mesmo. Qual é a sua atitude? Você começa com Deus e com os direitos e objetivos Dele? Ou, você começa com você e seus direitos e desejos? Deus está sempre pronto a nos dar o que necessitamos, mas nem sempre o que desejamos. Necessidades e desejos são muito diferentes, e Deus os coloca na balança.
Para mim, a resposta certa está na cruz. E quando você olha para a morte de Cristo, o que acontece? A sua alegria realmente vem de traduzir essa obra divina incrível em um impulso para a sua auto-estima? Ou você é atraído para fora de si mesmo e se vê cheio de admiração, reverência e adoração?
Creio, que quando todos olharmos para cruz e entendermos que Ele, pela graça, nos deu a vida, que não merecíamos, e pela misericórdia, não nos deu o castigo que merecíamos por causa dos nossos pecados, viveremos relacionamentos saudáveis entres as diferenças de nossas gerações. Considerando antes de tudo, que se Cristo morreu por nós, por qualquer que seja a geração, mas morreu também para a glória de Deus.
Então, que vivamos assim, pelos outros e para Deus.

Dica de Filme:
É Natal e o pequeno John tem apenas um pedido a fazer ao Papai Noel: que seu ursinho de pelúcia, Ted, ganhe vida. O garoto fica surpreso ao perceber que seu pedido foi atendido e logo eles se tornam grandes amigos. John e Ted crescem juntos e o urso de pelúcia se torna bastante mal humorado com a idade, e tem um comportamento pra lá de irresponsável. Já adulto, John (Mark Wahlberg) precisa decidir entre manter a amizade e os maus hábitos infantis, ou o namoro com Lori Collins (Mila Kunis).  E ainda encarar a vida, com maior seriedade.
Classificação Indicativa: 18 anos


________________________________________________________________________________


Vamos Mudar o Mundo?

(I Re. 19:01-10)

É possível mudar o mundo? O ministério de Jesus abrangeu 200 km, e impactou a história. É possível mudar o mundo, mas temos que pagar um preço. Jesus mudou o mundo, e até o mais "fervoroso ateu" tem que dividir a história em antes e depois Dele. Ouço falar que a igreja é uma instituição falida, e descordo. Com mais de 2 bilhões de cristãos no mundo em 210 países, as maiores igrejas nestes 20 séculos de cristianismo existem hoje, e estão cheias. No Brasil alguns exemplos, Igreja Videira em Goiânia, 23 mil membros; na lagoinha, 50 mil membros; em Santarém, cidade com 100 mil habitantes, e uma igreja com 60 mil membros. No Egito, uma igreja 7 mil membros. DEUS ESTÁ AGINDO NO MUNDO! A igreja, a noiva de Cristo, não está em declínio, mas em acensão. E ela é o poderoso agente transformador que Deus quer usar para mudar o mundo.

Vivemos no Brasil uma verdadeira ditadura gay, disfarçada com seus coloridos e trejeitos, e que vem acompanhada do massivo apoio da mídia. Não estamos vivendo uma homofobia, mas uma cristofobia, que quer legitimar e legalizar a iniquidade neste país, a qual naturalmente sou contra.
Por outro lado, sou contra o Pr. Marcos Feliciano ser presidente da comissão de direitos humanos, não por que ele é cristão ou pastor, mas por que ele não tem requisitos que o capacitem para essa função. Ele está ali por conchavo político, para manter a base do governo.  Pela primeira vez na história, um pastor assume uma posição política tão relevante, mas com uma situação tão complicada. O crente, em qualquer ambiente, vai ser sempre mais cobrado, e é assim que tem que ser, pois somos o padrão dos fiéis, diz a palavra. As vezes perdemos as oportunidades por que nossa vida não está em dia.

Antes de mudar o mundo, mude você mesmo:

Elias teve medo...(vs. 03)
Se entendemos que há uma unção em nós que nos capacita a mudar o mundo, o maior desafio é mudar a nós mesmos. Deus quer que cresçamos, para isso é preciso mudar nossos níveis de comprometimento e de responsabilidade sociais, de cidadania e de espiritualidade. Deus não nos cobra, mas exige aperfeiçoamento.

Os divórcios vão continuar crescendo, o exoterismo vai continuar crescendo, o espiritismo vai continuar crescendo, e o reino de Deus precisa crescer muito mais. Uma igreja saudável inspira. Se você quer ganhar o mundo, comece a trabalhar para ver a igreja cheia. Já dizia o pastor Charles Swindoll, "ministério que não custa nada, não chega a lugar algum..." Deus não precisa de agentes secretos para realizarem a Sua obra, Ele precisa de sentinelas.
"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação."(IITm. 01:07). O medo não é encarado na bíblia com um sentimento, ele é um espírito maligno. No mundo não existe campo neutro, ou é de Deus ou de Satanás, e nosso inimigo não vai nos dar nada que pense ser dele sem lutar. Não tenha medo, mas prepare-se com a armadura da fé, para uma guerra espiritual todos os dias.
O medo é um mecanismo de defesa, mas o problema é quando ele nos domina. Alguém com medo é facilmente dominado. Medo de pregar, na faculdade, no serviço, aos parentes, aos amigos da antiga com os quais você já fez muita farra, pode inibir nossa capacidade de mudar o mundo. O medo trabalha a nosso favor para não cometermos insanidades, mas nunca aceite ser dominado pelo medo por que ele vai tirar de você o melhor da sua vida. Não tenha medo da sua juventude, do casamento, de ter filhos, da velhice...
Para viver um mundo mudado, temos que superar nossos medos, nos tornando o padrão de Deus para a sociedade. Coragem é a resistência ao medo, e não a ausência de medo. Ninguém pode dizer, eu não tenho medo de nada, mas que seus medos não amarrem seu impeto de mudar o mundo.
"Não tenha medo, tão somente creia..." (Lc. 8:50b)
"No amor não ha medo, ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo" (I Jo. 4.18)

O MEDO DESTRÓI OS SONHOS: (v.3)

Elias havia perdido os sonhos, e ninguém sem sonhos pode mudar o mundo. Mudar o mundo parece ser um sonho utópico, mas nada que eu não sonhe vai ser realizar. Se você sonha em ver seus amigos de festa e balada convertidos, tudo começa com um sonho. Se você sonha com seus parentes transformados pelo poder de Deus, gere esse sonho. Se sonha em casar e ter um casamento que será um modelo a ser seguido, filhos bem educados... realize seus sonhos e mude o mundo.
A Disneyland (California) a menor, e tem 55 anos, já a Disney World é na Flórida e bem é maior.Walt Disney, havia morrido, mas na inauguração sua esposa estava presente, e um engenheiro lhe disse: "Ah, se ele tivesse viste isso?". Ela respondeu: "Ele viu, antes de todos nós, antes da obra pronta, ele a viu na sua mente e no seu coração". Não fuja de seus sonhos, fuja para os sonhos.
Você sabe porque nem todos querem mudar o mundo? Porque da muito trabalho. Temos que sair da zona de conforto, e isso ninguém quer. Não seja um crente salvo, sentado e satisfeito. Levante-se e mude o mundo.

O MEDO PARALISA O EU POTENCIAL: (v.04)

Além dos sonhos, Elias tinha perdido o vigor. Esse cara havia numa só vez, matado 450 profetas de baal, e agora estava com medo de uma mulher. O medo nos enche de dó de nós mesmos. "O medo nos priva do nosso potencial, nos faz menores do que realmente somos." Randall B. Hanrock. 
Nunca tivemos tantas pessoas bem sucedidas, da alta sociedade, da mídia, dos esportes, das artes se convertendo. O tempo é propício para mudar o mundo. Mas o pior é que mesmo assim tem muito crente sem dar frutos.
Quando patinamos no gelo, a segurança está na velocidade, então, não fique parado, seja mais audacioso.
"Nossas dúvidas são traidoras, e nos fazem perder o aquilo que poderiamos conquistar, se não fosse o medo de tentar." William Shakespear
Não serão a ONU, nem a Unicef, nem o Criança Esperança que vão mudar o mundo. Somos eu e você, como igreja do Senhor que vamos fazer isso. Deus quer usar você para revolucionar.
Depois que a Revista Forbes, divulgou 5 pastores, entre os 100 mais ricos do Brasil, agora eles querem induzir o povo a pensar que todo o pastor é corrupto e rico, e isso não é verdade. A grande maioria dos pastores deste país ganha muito pouco, posso afirmar que pelo menos 90% deles sobrevivem com salários mínimos, ou tem que trabalhar fora para se sustentar. Pensar que todos os pastores são ricos, é como dizer que todos os jogadores de futebol também são ricos. Se você sonha em ser pastor, amém, mas isso não combina com ser rico. Pastores são lembrados por sua generosidade, e não por sua prosperidade.
"Eu não sei o segredo do sucesso, mas o do fracasso é querer agradar a todos." Rick Warren
Diga que você é crente, e você vai arranjar um montão de inimigos. Não tenha medo, Deus te deu potencial para resistir a pressão deste mundo.



O MEDO TIRA DE VOCÊ A VISÃO. (V.9)

Se Deus hoje perguntar onde você está, você sabe dizer? Elias não soube dizer. Quando estamos no lugar errado, e fazendo a coisa errada, não sabemos o que dizer. Elias estava fugindo da responda. Mas quando você está no lugar certo, e com a motivação certa, você tem prazer em afirmar. Adão e Eva se esconderam, pois tinham feito tudo errado, e você vai se esconder até quando? Nós fomos criados por Deus para dominar a terra.
Tem gente que é tão pobre, que a única é dinheiro. SONHO, POTENCIAL E VISÃO NÃO TEM PREÇO!
(V.11) Se você está escondido, num tempo de mudar o mundo, Deus te convida a ter um encontro com ele., do lado de fora da caverna. Sai para luz, saia da caverna, onde a brisa passa, onde o pneuma, o Espírito de Deus passa.
Nem o Diabo e nem o mundo, poderão parar a revolução que Deus quer causar através de você. Apenas, você mesmo pode parar, se escondendo e negligenciando o  chamado de Deus.
NUNCA DEIXE SE DOMINAR PELO MEDO!!!


Dica de filme:
LINCOLN

Baseado no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”, de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis), travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.


Assista o trailer:






______________________________________________________________________________

AS MIL PALAVRAS
"Agora, fuja para a sua casa! Eu disse que daria a você generosa recompensa, mas o Senhor o impediu de recebê-la. Mas Balaão respondeu a Balaque: Eu bem que avisei aos mensageiros que você me enviou: Mesmo que Balaque me desse o seu palácio cheio de prata e de ouro, eu não poderia fazer coisa alguma de minha própria vontade, boa ou má, que vá além da ordem do Senhor, e devo dizer somente o que o Senhor disser.' Números 24:11-13
De acordo com pesquisa da psiquiatra americana Louann Brizendine, não são nada menos que 20 mil palavras que as mulheres falam por dia, enquanto os homens 7.000.  E as mulheres ainda falam duas vezes mais rápido. Não é uma crítica, mas apenas uma constatação. Dizer 1.250 palavras por hora (20 por minuto), se considerarmos uma pessoa que dorme 8h por dia, tem que caprichar no dialogo.
Vivemos num mundo que se comunica o tempo todo, se não com sons, por sinais, email, postagens, SMSs e etc. Nesse furacão de palavras, ainda temos que pensar antes de proferir, o que torna as coisas mais complicadas. Não são apenas palavras faladas que são mal proferidas ou mal entendidas, todas as outras formas de comunicação também, aumentando com isso, desentendimentos, divórcios e inimizades.
As pessoas tem perfis conhecidos, seja o falastrão ou o quieto, deles sempre se espera ou uma bobagem ou uma filosofada. A pergunta é: O que esperam de você? Que tipo de comunicador você é?
Balaque esperava que Balaão se vendesse, esperava que Balaão amaldiçoasse, mas não rolou. Não que Balaão não tivesse sido tentado, tamanhas eram a proposta e o enredo. Balaão foi por duas vezes visitado por uma comitiva de príncipes, e que traziam consigo a promessa de recompensa. No caminho de ida ao encontro do rei, o episódio em que a jumenta viu o anjo, e ela falou com o profeta, depois, o anjo com a espada desembainhada abriu os olhos de Balaão e o advertiu que se amaldiçoasse o povo de Deus, ele morreria. Estava claro desde de o início que o profeta falaria apenas o que Deus ordenaria. Mesmo assim, o rei tentou por três vezes:  Balaque disse a Balaão: "Venha, deixe-me levá-lo a outro lugar. Talvez Deus se agrade que dali você os amaldiçoe para mim." (Números 23:27).  Mas a resposta de Balaão, mesmo antes de ver o anjo, foi sempre a mesma: "...eu não poderia fazer coisa alguma de minha própria vontade, boa ou má, que vá além da ordem do Senhor, e devo dizer somente o que o Senhor disser...".
Todos os dias somos tentados a falar o que não convém. Seja para vender, informar, se relacionar, e até mesmo, para evangelizar: "Esse produto é o melhor que tem...", "Essa pessoa é de minha extrema confiança...", "Você não vale nada!", "Nem vai ter muito culto... é só um retiro espiritual... vamos?"
Quero desafiar você a olhar para Cristo, e lembrar que ele em nada mentiu, enganou, iludiu, enrolou ou ofendeu. Sua missão era clara para todos, e suas palavras se refletiam em sua conduta. Portanto, antes de falar, informar e evangelizar, pense com Balaão, "não posso fazer coisa alguma de minha própria vontade, boa ou má, que vá além da ordem do Senhor, e devo dizer somente o que o Senhor disser...".
Homem ou mulher, seja o que fala mais ou os que fala menos, não faça e não fale nada, que Deus não faria ou não falaria.

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.  (Tiago 1:19-26)



Dica de Filme:


AS MIL PALAVRAS:
Depois de trapacear num acordo, Jack McCall descobre uma árvore em seu jardim. Ele percebe que, a cada nova palavra que pronuncia, uma folha cai. Quando a milésima folha cair, Jack morrerá. Começam as preocupações para economizar cada palavra...




Jonathas Misael
facebook.com.br/jonathasmisael
twitter: @jonathasmisael
blog: jonathas-misael.blogspost.com


_________________________________________________________________________
Crise de Identidade
 “Então lhe perguntaram: - Agora diga: quem é o culpado de tudo isso? O que você está fazendo aqui? De onde você vem? De que país você é, e qual é o seu povo?”
 (Jonas 01:08)
O profeta Jonas é o desobediente mais conhecido da bíblia, porém, ele tinha suas razões e paradigmas, e por causa deles se equivocou. Quero falar sobre a crise de identidade que Jonas vivia e não sabia, sobre Deus que o conhecia e que se revela de forma surpreendente e sobre a nossa identidade como instrumentos desse Deus, será que nos conhecemos?
Jonas, além de desobediente, me parece um profeta sem misericórdia, de um deus local, com sede de vingança e incoerente.
Assíria era uma nação em expansão, que conquistava territórios usando todo tipo de terror, eram brutais e impiedosos. Para Jonas era um povo fadado ao castigo violento de Deus, e para ele isso era uma questão de tempo. Ao fugir, Deus jamais o encontraria em Tarsis, porque habitava somente em Canaã (uma crença dos povos da época), um profeta que não conhecia seu Deus.
Em meio a fuga, um profeta em apuros, quando descobri que Deus o achou, mas preferia morrer, a fazer o que Deus havia ordenado. Parou no ventre do peixe, e não tinha a mínima ideia de onde estava (Jn. 2.2). Ali Jonas conheceu um Deus soberano, e não local. Que o vê, o ouve e responde, mesmo estando nas profundezas do “inferno” (mar). Um Deus de misericórdia que nos dá sempre mais uma chance para cumprirmos os seus desígnios.
Toda profecia tem três características: Revelar o pecado, prometer o castigo e apontar o arrependimento. Jonas revelou o pecado, prometeu o castigo, mas não falou sobre o arrependimento. Jonas queria vingança. Esperou do lado de fora da cidade a justiça de Deus, porém, aquele povo se arrependeu e Deus mudou os planos.
Jonas saiu da cidade, esperando ver de camarote a destruição da cidade. A planta que fazia sombra a Jonas secou, o vento quente quase o fez desmaiar, e agora ele mesmo queria morrer.  Jonas descobria a sua incoerência, pois, ele tinha pena de uma planta e não tinha a mesma pena das cento e vinte mil crianças e por muitos animais que morreriam ali. A historia de Jonas chega ser irônica, pois não percebia que tanto ele quanto os ninvitas precisavam da misericórdia de Deus.

Crise de Identidade: Sim ou Não?

Os jovens cristãos podem estar vivendo a mesma crise de identidade de Jonas. Se protegendo atrás de nossas razões e paradigmas. Aceitando que pessoas “normais” se convertam a Cristo e convivam nos mesmos ambientes, mas nenhum pouco preparados para os reflexos da pós modernidade.
Será que como igreja, querem ver a misericórdia de Deus revelada a tantas tribos e filosofias que contrariam a palavra de Deus? Como reagirão, quando os filhos de casais homossexuais se convertessem, ou quando transexuais (que mudaram de sexo e de identidade) desejando mudar de vida, entrarem em nossas congregações? Quando outros jovens totalmente tatuados adentrarem nossas igrejas para se converterem? Não me entenda mal, não estou aqui defendendo o homossexualismo na igreja, nem a ideia de viver um evangelho “vale-tudo”, estou apenas refletindo com você e quem sabe assim confrontarmos o nosso incoerente cristianismo.
A casa do pai estará sempre aberta para a volta do filho mais novo, mesmo que o filho mais velho julgue isso injusto. Será que queremos estender a mão aos perdidos, ou estamos aguardando o castigo de Deus contra eles?
Eu sonho com jovens prontos para amar e discipular “a toda criatura”, mesmo descordando de sua conduta, crendo que Deus é fiel para completar a Sua obra.


Dica de Filme:

SEM SAÍDA
O que você faria para descobrir sua verdadeira identidade? O adolescente Nathan Harper (Taylor Lautner), é confrontado por esse dilema.








 






______________________________________________________________________



Chorão, vocalista do conjunto Charlie Brown Jr. durante show no Rio Grande do Sul (2012)Difícil imaginar quem será o próximo poeta do pop rock. Chorão era esse cara. Com músicas e letras tão marcantes, que conquistaram uma geração. Um cara que sabia que o amor é algo que "só os loucos sabem".
De repente,  em sua própria casa, se torna um estranho no ninho. Alguém de quem a própria mulher resolveu se separar como a última alternativa para que ele largasse das drogas. Infelizmente mais um ídolo é encontrado morto por causa das drogas. Agora, vão acontecer vários tributos a sua obra.
Filho de pais separados na adolescência, a mãe cozinheira sustentava a casa, e ele nem completou o primeiro grau. Foi vendedor de cartões de natal, auxiliar de câmera, caboman, iluminador e entregador de comida. Se criou nas ruas onde aprendeu andar de skate e ganhou o apelido de Chorão. Durante esse tempo teve vários problemas com a polícia.
Em 1996, funda o Charlie Brown Jr. mas, quando o pai faleceu, entrou em depressão, parando com a banda e engordando 20 quilos. Alguns meses depois resolveu voltar. A banda colecionou 2 Grammys Latinos, vendeu mais de 5 milhões de cópias, foi roteirista e cineasta, e deixa um legado ao skate e ao rock. A perda de Chorão pode significar o fim do Charlie Brown Jr. assim como foi o fim do Legião Urbana depois da morte de seu líder.

Porém, contudo, no entanto, são palavras que separarão sempre os ídolos de suas obras. Uma obra impecável versus uma vida recheada de arrependimentos. A palavra de Deus fala: "- que adianta ao homem, ganhar o mundo todo e perder a própria alma.", não vou aqui falar de condenação da alma, até por que não é sobre isso que trata esse texto, vou falar da perda dos princípios mais importantes a cerca do amor: "Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como A SI MESMO." É impossível desfrutar de uma vida plena se não nos amarmos, a nós mesmo. Creio que nessa caminha, de conquistar o mundo, os ídolos vão perdendo o que é mais precioso, amar a si próprios, vão perdendo a sua alma, tendo sempre a mente a dúvida, se são amados pelo que são ou pelo que possuem.

Chorão, vocalista do grupo Charlie Brown Jr., em foto de 2005
Em Cristo, não ha divisão entre a obra e o autor. Sua obra foi o fruto do amor mais profundo de todos. As escrituras falam que Ele em tudo foi tentado, porém em nada pecou. Ao final de sua vida aqui, separou a história em antes e depois dele. Mesmo o mais fervoroso ateu de todos tem que se render a isso. Pois em Cristo é impossível separar a obra do autor. Nesse caso, o autor da vida e da minha fé... CRISTO E A OBRA DA CRUZ, simplesmente são inseparáveis.




___________________________________________________________________________



Sem Limites (limitless):

Dessa vez quero começar diferente, e em primeiro lugar vou indicar esse filme a vocês, chamado Sem Limites (Limitless). Nessa ficção um cara chamado Carl Van Loon (Bradley Cooper) é um jovem escritor em início de carreira que entra em contato com uma nova droga que aumenta sua capacidade cerebral de forma exponencial. Conhecida como NZT, as pílulas tecnológicas liberaram suas substâncias na hora turbinando o cérebro. Ele (Carl) toma Wall Street de assalto e obtém rápido sucesso financeiro e social. O revés acontece quando percebe os perigosos efeitos colaterais que surgem. Quero usar esse filme para fazer um pequeno paralelo, pois a vida, às vezes, imita a arte.

01. Homens sem limites, homens sem Deus:

O maior sonho do homem é experimentar a versão perfeita de si mesmo. Como você seria se existisse uma formula para despertar todo o seu potencial, 100%, e sem falhas? E se existisse uma droga que lhe tornasse perfeito? Você provavelmente deve estar se imaginando agora do jeito que seria. Mas toda droga tem seus efeitos colaterais.
Na maioria das vezes achamos que os fins justificam os meios. Quando estamos querendo muito alguma coisa, não pensamos no que pode dar errado. É assim quando queremos comprar uma casa nova, um carro novo, abrir um novo negócio e etc.
Adão e Eva foram seduzidos pela "SDL" (SINDROME DE LÚCIFER), uma droga fortíssima, que pode dar ao homem a sensação de perfeição, independência e de soberania para controlar o seu próprio futuro. Deus havia alertado sobre os efeitos colaterais dolorosos dessa droga, e está ao alcance de qualquer pessoa, a SOBERBA.
A palavra de Deus alerta: “a soberba precede a destruição, e a altivez de espírito precede a queda” (Pv. 16:18). Deus não tolera o soberbo, pois ele lembra a Deus o diabo.
Adão e Eva viviam o homem na sua totalidade, perfeição e em comunhão com Deus. Porém, parece que o homem nunca está satisfeito, é uma sede constante e inesgotável. A soberba os levou a desobediência, e Deus os expulsou da perfeição (a imagem e semelhança D'Ele).

02. Um Deus sem limites, potencializa homens limitados:

Você já deve ter ouvido ou lido bastante sobre isso, homens simples que Deus potencializou: Gideão, Moisés e até Davi, tinham seus problemas de autoestima. Gideão não acreditava no seu potencial, Moisés era gago, e Davi, é considerado por muitos teólogos um filho bastardo de Jessé, por isso não estava na lista dos filhos no dia em que foi ungido rei.
Dessa vez NÃO vou falar de realizações monumentais ou de marcos históricos, mas sim, sobre os LIMITES que precisam ser superados para alcançarmos a PLENITUDE DA GRAÇA DE DEUS.
“Benção do Senhor enriquece e não acrescenta dores" (Prov. 10:22). Quando Deus chamou a Abrão, disse a ele "Seja uma benção" (Gn 12:02). Eu não creio em uma vida plena e abundante, se essa vida não serve de benção. Não creio que quem desonra pai e mãe, pastores e líderes, filhos e cônjuge, que sobe na vida usando as costas dos outros como escada, que difama seu irmão, que não se relaciona bem com vizinhos, empregados, patrões, colegas de serviço ou ministério, possa ser uma benção.
Quando estamos limitados pela falta de recursos, quando fomos magoados, agredidos ou caluniados, quando nos pedirem o cargo que lideramos, quando estivermos errados e por causa disso tivermos que nos retratar e pedir perdão, e assim por diante, é que vemos até onde estamos dispostos a ir para vivermos a plenitude da graça de Deus.
Quais são os limites que você pré-estabeleceu para perdoar, para voltar atrás em suas decisões, para não reagir, para renunciar, para se humilhar, para calar e não murmurar? Quando estamos em Deus, não há limites.
Quando decidimos ser uma benção, o Senhor é quem nos potencializa para realizarmos coisas que achávamos impossíveis de acontecer através de nós. Falo de filhos que jamais perdoariam os pais, de princípios errados que são levados como herança para dentro dos relacionamentos, de saber que é sempre hora de se humilhar, de se arrepender, mesmo quando jamais faríamos isso, não fosse a plenitude da graça de Deus, que nos potencializa além dos nossos limites.

Não há uma droga que nos aperfeiçoe aqui nesta terra, mas, “o poder de Deus se aperfeiçoa nas nossas fraquezas” (ICo.12:09), para que sobre nós repouse o poder de Cristo. Esse texto fala de gloriar-se nas fraquezas. Mas não são aqueles pontos fracos que damos em entrevistas de emprego como: “meu defeito é ser perfeccionista...”, NÃO, são os reais. Num mundo tão competitivo como o que vivemos hoje, as fraquezas são sempre um ponto negativo. Paulo nesse contexto ouve a voz do Senhor dizendo a ele, "a minha graça é suficiente para você"
Não há efeitos colaterais dolorosos, quando vivemos a plenitude da graça de Deus.
Antes, quando pensamos em superar limites, vinha à mente aquilo que nos evidencia, mas Deus nos leva a outros limites, aqueles não estamos dispostos a ultrapassar.

Esteja sempre disposto a ultrapassar seus orgulhos, hábitos e paradigmas, para viver tudo o que Deus preparou para você. Viva um 2013 SEM LIMITES.


 Trailer Legendado: Sem Limites (limitless)




______________________________________________________

TO NO APERTO...


Essa expressão não é um “privilégio” de poucos.  A maioria dos jovens que conheço passa por isso, e não só eles. Não é apenas uma questão de grana, mas também pelas próprias pressões que são comuns nessa fase da vida. Hoje vou falar de personagem que passou pelo aperto para ver a glória de Deus, Moisés.

Logo depois de convencer a Deus em seguir com Seu povo pelo deserto, Moisés pediu algo mais. Já não bastasse ter feito Deus mudar de ideia, ele queria o impossível, ver a glória de Deus. E Deus, que é especialista em tornar o impossível possível, deu Seu jeito.

“Eis aqui um lugar junto a mim, sobre a rocha te porás...” (vs.21).
Se era impossível ver a face de Deus, era possível se colocar perto dele sobre a rocha. Esperar de Deus atitudes que devem ser nossas é um tremendo erro. Você não terá mais vontade de jejuar, do que de se fartar comendo o que gosta, nem mais vontade de orar, do ver um bom filme, muito menos, mais vontade de ler a bíblia, do que ficar em frente ao facebook. Não vai ser Deus que vai força-lo a buscar Sua face, isso deve ser é uma atitude pessoal. 
"...um lugar junto a mim, sobre a rocha te porás...", fantástica essa frase, que sinaliza para nós, o quanto Deus nos quer mais próximos Dele. É por isso que a palavra de Deus fala: "achegai-vos pois a Deus, e Ele se chagará a vós outros..." 

“E quando eu passar, eu te porei na fenda da rocha” (vs.22).
A fenda da rocha, não é nenhum um sonho de consumo ou seu lugar predileto. Nunca vi ninguém falar sobre um lugar inesquecível que tivesse uma "fenda na rocha" maravilhosa, nem ao menos alguém que tenha em sua lista de compras uma bela "fenda na rocha". É um lugar apertado e desconfortável, e acima de tudo, inusitado. 
Quem já passou por um grande aperto na vida sabe o que é isso. Quando estamos sem saída, sem alternativas e sem ter como reagir, a melhor coisa a fazer é esperar e manter-se vivo. E quando tudo estiver bem difícil, as coisas ainda podem piorar. “... e te cobrirei com a minha mão até que eu tenha passado” (vs.22). E quando você não conseguir mais ver um palmo a frente dos olhos, está mais próximos de se cumprir a palavra que diz, “socorro bem presente na hora da angústia, pelo que não temeremos...”Pois, quanto menos vemos, mais dependentes somos e mais próximo está o Senhor de nos mostrar a Sua glória.

“Depois quando eu tirar a mão, me verás pelas costas, mas a minha face não verás.” (vs.23). Quem disse que Deus nos dará sempre o que pedimos ou da maneira que pensamos? Ele nos dará o que propôs em Seu coração, e isso sempre é o melhor.

Se você está se preparando para o vestibular, uma entrevista de emprego, se você está pensando em começar um relacionamento sério com alguém, se precisa decidir sobre algo que vai influenciar na sua vida para sempre, fique perto de Deus, sobre a rocha que é Jesus, e quando perceber, verá a glória de Deus passar por você. Tenha paciência e confie! "Alegra-te no Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração..."

________________________________________________________________

Ver filmes é hobby que cultivo em família e quero compartilhar com meus blogueiros. Indico uma história real, e que tem tudo a ver com o texto que acabei de escrever. 
O personagem fica preso numa fenda da rocha por 127 horas e luta para sobreviver. 


FILME: 127 horas.

Assista o trailer do filme:




___________________________________________________________





Sombras do Passado...

Todos nós temos sombras em nosso passado. Momentos dos quais nos envergonhamos, ou pelo menos deveríamos nos envergonhar. Lembro de algumas burradas que fiz na minha infância, de algumas trapalhadas da minha adolescência, de outas decisões e atitudes que atrapalharam minha intimidade com Deus na minha juventude e de outras que até agora me atrapalham. Muito provavelmente você pode  estar fazendo esse mesmo exercício de memória agora, lembrando também de daquilo que gostaria de mudar lá no seu passado.

Eu era criança e já cantava na igreja uma canção que dizia: "eu obedeço o papai, obedeço a mamãe, obedeço a Jesus..."; mas antes mesmo que acabasse o culto, aquele traje que minha mãe havia me recomendado tanto que cuidasse, já estava todo sujo, de brincar de pega-pega entre os carros no estacionamento da igreja. Não posso dizer que cresci, mas fui mudando com o tempo, assim como minha habilidade em fazer o que era errado. Poderia ter sido mais obediente, ter tido relacionamentos mais santos, ter sido mais humilde. Mas minha história, anda longe de um conto de fadas. Aos trancos e barrancos, entre euforias e melancolias Deus me trouxe até aqui.

Curado de parte dos meus traumas, ainda encontro algumas cicatrizes na alma. De algumas, nem me lembro como me machuquei, mas há outras que ainda me causam dor, muito provavelmente por não estarem curadas completamente.

Nosso passado consegue formar algumas sombras, que as vezes aparecem, nos causando tristezas e  constrangimentos. Não sou daqueles que diz: "-Não me arrependo de nada que fiz, se pudesse faria tudo de novo!". Não sou assim porque erros, fracassos e pecados, rechearam minha história, e deles não me orgulho nenhum pouco. Porém sobre eles pairam a graça e a misericórdia do meu Senhor Jesus, e nisso sim me glorio. As coisas velhas se passaram e tudo se fez novo. 

Você deve ter passado por momentos dos quais sente vergonha e desprezo, se pudesse voltar no tempo faria tudo diferente, para minimizar ao máximo as sombras do passado. Não se engane com as sombras, pois elas na maioria das vezes, não são o que parecem ser, são distorcidas e podem ser manipuladas. Elas podem até nos escurecer por um pequeno tempo, mas elas não tem o poder de nos tocar e de nos ferir, porque não passam de simples sobras. Basta o sol chegar mais uma vez e elas vão embora. Podem até voltar de vez em quando, mas nunca passarão de sombras.

Viva sob a Luz, sob sol da justiça. Quanto maior a luz, e mais perto dela você estiver, menores serão as sombras.












Música: Deus me Ama... 
Interpretes: Thalles Roberto e André Valadão












______________________________________________________

E o Possível???

Sempre ouvimos falar que Deus é o Deus do Impossível. Assim entendo que Ele, faz o que eu não posso fazer, porque, o que é possível ele deixa para mim.

Há anos atrás, logo que meu filho nasceu, a pediatra nos falou sobre uma "meningite bacteriana", muito mais grave que a normal. Existe uma vacina, que é muito cara, e eu e minha esposa decidimos que era possível pagar. Eram quatro aplicações, e a última era depois de um ano, e bem mais cara que as outras. As primeiras duas doses foram viáveis, depois por causa dos custos altíssimos, não podíamos mais pagar. Lembro quando oramos, e abençoamos nosso filho, contra toda doença grave, pois, o possível havíamos feito, o impossível estava nas mãos de Deus. Meu filho é tudo o que pedimos a Deus, inteligente e saudável. Até hoje não sei se Deus nos livrou de doenças graves lá em casa, mas até hoje, elas não vieram, graças a Deus.

Ontem, dia 15/03/12, como sempre faço, distribuo os itinerários e as chaves dos veículos da minha pequena empresa. Temos quatro veículos, mas apenas um tem seguro, contratado antes do carnaval. Na hora de libera-los rolou aquela dúvida quem iria com qual veiculo, em fim, entreguei as chaves e eles saíram.  Uma hora depois, o motorista me liga informando que havia colidido com um Kia Soul. Poderia ter sido qualquer um dos quatro veículos, mas foi com o único que tem seguro. Ali vi a mão de Deus, numa simples escolha de chaves. Deus sabe tudo e cuidou de tudo. Glória a Deus!

Você assim como eu deve ter ouvido falar em alguma mensagem eloquente: "- Seguro, Alarme, Plano de Saúde... Pra quê... Que Deus é esse que você serve? Os anjos do Senhor acampam-se ao redor dos que o temem e os livra!". Entenda que Deus faz o impossível. Aquilo que está fora do nosso alcance. Mas aquilo que é viável, precisa ser feito por nós mesmos. 


Era impossível chover, mas era possível fazer a arca que Deus mandou. Era impossível ser curado de lepra, mas era possível mergulhar sete vezes no Jordão. Era  impossível cruzar o rio Jordão, mas era possível mandar o povo marchar.

Se você tem ou não condições nosso Deus sabe. Mas não deixe pra Deus, o que Ele deixou pra você fazer; O POSSÍVEL!







______________________________________________________

O cuidado de Deus
A história de Luciane Schulte Nunes

“Eu, e somente eu, sou o Senhor; não há outro deus além de mim. Embora você não me conheça, eu lhe dou força para lutar.  Faço isso para que, de leste a oeste, o mundo inteiro saiba que além de mim não existe outro deus. Eu, e somente eu, sou o Senhor.  Eu sou o Criador da luz e da escuridão e mando bênçãos e maldições; eu, o Senhor, faço tudo isso. Assim como a chuva vem de cima, eu enviarei do céu a minha vitória. A terra se abrirá para recebê-la e fará brotar a salvação e a liberdade. Eu, o Senhor, farei isso.” Isaias 45:5 (NTLH)


Sou filha única do segundo casamento dos meus pais, e tenho mais irmãos pelos dois lados. Por muitos anos pensei que o testemunho da minha conversão não interessasse a ninguém, afinal, eu nunca usei drogas, nunca fumei, nunca  roubei, não matei ninguém ou algo do gênero. Mas Deus colocou no meu coração que exatamente aí está o ponto chave da minha história: O cuidado de Deus.Meus pais nunca foram evangélicos e viviam uma vida conjugal muito errada. Meu pai, 19 anos mais velho que minha mãe e já tinha filhos quase da idade dela quando se casaram. Brigavam muito e durante varias madrugadas acordávamos eu e meu irmão, por parte de mãe, com barulhos de coisas sendo quebradas. Passados muitos anos de brigas e discussões minha mãe quis se separar, pois, não queria mais aquela vida. Meu pai, por sua vez, não achou justo, já que estava velho e não queria ser abandonado. No entanto, um dia chegou a minha casa um oficial de justiça pra tirar meu pai da casa. Ele se sentiu humilhado, mas saiu e foi morar na casa da sua ex-mulher, para onde nunca deixou de prover sustento a ela e aos filhos. Divórcios nunca são bem vindos pelos filhos, mas não era uma exclusividade da minha família.


Na última vez em que saí com meu pai ele me disse: “se alguma coisa me acontecer, procura teu irmão mais velho”. Eu tinha apenas 12 anos, ingênua disse a ele para não falar bobagens, porque nada de ruim aconteceria. Porém, três dias depois ele foi fazer uma visita a minha mãe, um dia depois seria a audiência que decidiria a separação definitiva deles. Então, ele disparou um tiro nela, que pegou no ombro, ela tenta se levantar rapidamente para se defender, mas levou outro tiro fatal. Logo depois ele disparou contra sua boca. Meu irmão, que estava em casa, veio correndo após ouvir o primeiro tiro, mas já não adiantava mais, nossa mãe estava caída, morta no chão, e meu pai já havia disparado o tiro em sua boca. Foi tudo muito rápido!
Eu estava na escola, a noticia saiu em todas as rádios locais, e de alguma maneira meus professores já sabiam de tudo, mas eu ainda não.
Uma tia foi me buscar na escola junto com um amigo do meu irmão, achei tudo aquilo muito estranho, então ela me falou que minha mãe estava muito nervosa e estava em uma clinica. Me levaram para esta clinica, mas não sabiam o que dizer, “ vamos dar um remédio pra ela...” , eu disse, “ o que tiverem que  dizer digam logo, e  sem remédios, porque depois o efeito vai passar, mas a realidade não vai mudar!” Então me falaram: “teu pai foi falar com a tua mãe, eles discutiram e  ele deu um tiro nela e atirou contra si”, eu comecei a chorar e perguntei “ele morreu?” Me disseram: “sim”,  chorei mais um pouco e perguntei da minha mãe, pois me disseram que ela estava ali, mas veio a notícia, “ela morreu também”.

Voltei pra casa encontrar meu irmão e a realidade. Pouco tempo depois meu irmão casou, com uma moça que era desviada da igreja, para ser meu tutor, e ele mesmo já havia freqüentado a Igreja Batista Filadélfia por algum tempo. Éramos duas crianças que tiveram de viver como adultos, com trabalho e responsabilidades.
Aos 13 anos comecei a namorar com um rapaz 09 anos mais velho do que eu. Nem precisa dizer que não foi a melhor coisa que eu fiz. Entre idas e vindas, namoramos por quase 03 anos, e ele um usuário de drogas. Lembro-me de um dia em que ele apareceu na minha casa armado e com o bico da arma bateu na janela para que eu abrisse a porta. A história estava pronta a se repetir, os ciclos de Satanás se repetem, por isso, eu penso que mesmo ele sendo esperto, ele não é criativo. Eu estive muito próxima de coisas ruins, erradas e ilícitas. Porém o cuidado de Deus sempre esteve ali, mesmo sem eu conhecê-lo.

Aos 16 anos conheci a Cristo, na igreja que meu irmão passara a freqüentar. Ainda que meu passado não tenha desaparecido instantaneamente, sabia que era a melhor escolha. Tive que tomar decisões importantes e renunciar uma vida de pecado. Nunca me escondi atrás da minha história para justificar meus erros, ou para continuar errando mais. Não enriqueci e meus pais não ressuscitaram, mas o Senhor restaurou a minha vida, os meus sentimentos. O mais importante, através do meu marido, Deus me deu uma linda família, me presenteou com um filho maravilhoso. Somos uma família que não é perfeita; mas qual é? Temos muito amor, carinho e admiração um pelo outro. Deus me deu muito mais que o diabo tinha planejado pra mim. Pois os planos de Deus não podem ser frustrados. Glória a Deus!

Abaixo com a família,  
formada em Administração,
com ênfase em Comércio Exterior.
Dez./2010


Um dia eu fiz a escolha certa, mas muito antes de fazer qualquer escolha, Deus já cuidava de mim. Não despreze o cuidado de Deus pela sua vida. Se você foi drogado, Ele não permitiu que você morresse de overdose. Se você se prostituiu, ele não permitiu que você contraísse uma doença. Se você contraiu uma doença ele é a cura. E se por ventura você não for curado, ainda existe uma eternidade com Deus.
Não se esconda atrás das circunstancias para viver errando. Apenas aceite a Ele e busque ser fiel, para que as pessoas vendo você percebam que Deus fez TODA a diferença!
O que te impede? O que você precisa renunciar? Que escolhas você precisa fazer?
Tenha uma vida abundante em Cristo, olhe para trás e veja o cuidado de Deus, escolha uma eternidade com Deus. 







_______________________________________