sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Sinergia...

Essa é uma palavra que está na "moda" constantemente usada nas grandes corporações, com o objetivo de que todos se esforcem para alcançar um único propósito. Então procurei olhar para palavra de Deus e ver como a sinergia pôde ser testada e comprovada a luz das escrituras.

Conceito: 
Sinergia ou sinergismo (do grego συνεργία, συν- (syn-) "união" ou "junção" e -εργία (-ergía), "unidade de trabalho"), é definida como o efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função.
O mesmo que dizer que "o todo supera a soma das partes". Sinergia é um somatório de coisas ou funções voltadas para o mesmo fim.

Um dos homens mais talentosos e que foi sobremaneira aprovado na Bíblia foi Davi. Contra um leão e um urso, depois contra o gigante Golias, perante o exército de Israel, com uma habilidade impar, venceu os duelos com golpes certeiros de sua funda. Aqui poderia estar nascendo, além de um mito, uma nova e exclusiva estratégia de guerra. Imagine um exército, treinado por Davi, para lutar apenas com fundas. Davi poderia levar consigo essa experiência individual, e tentar reproduzi-la em massa, e formar um grande exército de atiradores de elite, só que de fundas. Muito tempo depois, Davi teve que fugir do rei Saul que queria mata-lo, e na caverna de Adulão, “Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; eram com ele uns quatrocentos homens”. (I Sm.22:2). Ele poderia pensar, “se eu sozinho venci uma batalha apenas com um tiro de funda, agora será assim que vamos lutar daqui pra frente.” Mesmo que tenha utilizado suas habilidades e experiências treinando aqueles homens para lutarem por um objetivo, ele precisava ir além. “Tinham por arma o arco e usavam tanto da mão direita como da esquerda em arremessar pedras com fundas e em atirar flechas com o arco... Dos gaditas passaram-se para Davi à fortaleza no deserto, homens valentes, homens de guerra para pelejar, armados de escudo e lança; seu rosto era como de leões, e eram ligeiros como gazelas sobre os montes... Estes, dos filhos de Gade, foram capitães do exército; o menor valia por cem homens, e o maior, por mil” (I Cr.12:2, 8, 14).
Davi tinha uma equipe que se sobressaía como guerreira. A respeito de alguns foi registrado o que fizeram. Eleazar foi um deles: “Feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar pegada à espada” (II Sm.23:10). Eleazar tinha algumas características, pelas quais ficou conhecido como um dos três maiores valentes de Davi. Um homem que de tanto lutar, a espada já parecia ser uma extensão de seu próprio corpo. Esse é o principal objetivo da sinergia, reunir várias pessoas com habilidades e talentos que os diferenciavam do restante, multiplicando e compartilhando seu conhecimento, e recebendo dos outros também treinamento, e nesse caso, sendo liderados por um cara segundo o coração de Deus. Quem poderia detê-los? Ninguém!
Aprenda com Davi e seus valentes, que não basta suas experiências individuais, para que você alcance resultados amplamente expressivos em sua vida. Evolua, ouça concelhos e tente executá-los de coração. Entenda que não é porque você conseguiu um resultado fantástico sozinho uma vez e de uma determinada maneira, que isso será a regra. Certifique-se de estar sempre cercado de pessoas melhores que você, e evolua através daquilo que elas possam lhe oferecer, no sentido de conhecimento, aprendizado e treinamento. Faça parte de um time que valha a pena perder a sua própria vida, pois “quem não tem nada pelo o qual esteja disposto a perder sua própria vida, não merece tê-la”. “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou” (I Tm.2:4).”


Indicação de filme:
Jobs
Não recomendado para menores de 12 anos

De hippie sem foco nos estudos a líder de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Este é Steve Jobs (Ashton Kutcher), um sujeito de personalidade forte e dedicado, que não se incomoda de passar por cima dos outros para atingir suas metas, o que faz com que tenha dificuldades em manter relações amorosas e de amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário